full screen background image
Patrick Lencioni

“Os cinco desafios das equipes” – Uma Fábula Sobre Liderança

Quando uma empresa passa por um processo de transformação, a responsabilidade por esse sucesso passa, inevitavelmente, pela gestão de equipes. O que no passado era uma responsabilidade quase que restrita ao Departamento de Recursos Humanos, atualmente é reconhecida como uma responsabilidade de todos os líderes da empresa, independente de sua área de atuação – operação, marketing, vendas ou tecnologia da informação.

Quando Patrick Lencioni – norte americano autor de livros sobre gestão de negócios, mais efetivamente sobre gestão de equipes – estava terminando de escrever Os 5 Desafios das Equipes, lançado no Brasil pela Editora Sextante – ocorreram os os 5 desafios da equipeincidentes do 11 de setembro de 2001, o que foi essencial para exemplificar a importância do trabalho em equipe e de sua principal intenção, resultados palpáveis. Em um claro paralelo entre os acontecimentos envolvendo equipes de emergência e a realidade comum às empresas em um ambiente de acirrada concorrência esse livro é um manual esclarecedor indispensável aos gestores experientes ou menos maduros.

O executivo utiliza a estratégia de contação de histórias para personificar características de personalidade que encontramos com facilidade nas organizações, sejam as multinacionais, ONG’s ou pequenas empresas. Esta estratégia é eficiente para prender a atenção do leitor e, principalmente, para fazer com que o mesmo apreenda as lições da qual o título informa.

Após apresentar a fabula organizacional, ele apresenta a segunda etapa do livro, onde descreve detalhadamente cada uma das etapas para a construção de uma equipe funcional, assertiva e produtiva.

O guia, intitulado Modelo das Cinco Disfunções para melhorar a equipe sugere que a construção de uma equipe coesa não é algo complicado, mas sim algo realizável e imprescindível, independente de ser um líder ou um membro de equipe.

Como psicóloga e gestora de equipes, considerei esse manual excelente para gerenciar equipes executivas, algo aplicável e nitidamente fruto da experiência de um executivo perspicaz, inteligente e sensato.

 

FICHA TÉCNICA:

Título: Os Cinco Desafios das Equipes: Uma História Sobre Liderança
Título original: The Five Dysfunctions of a Team
Autor:
 Patrick Lencioni
Editora: Arqueiro
Ano: 
2015
Páginas: 
208
Capa: 
Brochura
Idioma: 
Português
Tradução: 
Simone Lemberg Reisner
ISBN: 
978-85-431-0294-8



Daniele Modesto é psicóloga clínica, consultora na area de gente e gestão, entusiasta da area de negócios e do mundo corporativo. Leitora voraz, incapaz de passar mais do que um par de dias sem um livro na mão.