full screen background image
chega-de-acucar

Para nosso mundo ficar mais doce e com menos açúcar!

Quando recebi o livro Chega de Açúcar, da Editora Sextante, fiquei encantada imediatamente com todos os detalhes dele. É um livro grande, com páginas bastante coloridas, e fotografias lindas e apetitosas, além de ter sido atraída pela proposta do livro, que é oferecer informações esclarecedoras sobre o que é açúcar, como seu consumo afeta a nossa saúde, como reconhecer os diferentes “disfarces” que ele tem, como substitui-lo em suas refeições, e inclusive, instruções de como se fortalecer emocionalmente para a mudança de hábito de vida.

Sarah Wilson é jornalista e Coach em saúde, já foi editora da Cosmopolitan e apresentadora da MasterChef Australia, além de ter sido crítica gastronômica e comentarista em política e saúde. Seu livro é resultado de uma busca pessoal por qualidade de vida e saúde.

“Assim que me livrei do açúcar, encontrei bem-estar e o tipo de energia que eu tinha quando era criança. Não acredito que dietas e restrição de alimentos sejam eficazes para emagrecer – você deve mudar o seu estilo de vida. Com a ajuda do programa de oito semanas e as receitas que ofereço neste livro, você irá alcançar mudanças fundamentais na alimentação. ” – Sarah Wilson

O livro é construído como um guia prático de 8 semanas de uma espécie de plano alimentar. Ela o dividiu em capítulos, de modo que em cada capítulo o leitor tenha acesso a informações sobre os efeitos da alimentação em sua saúde, alternativas gerais ao consumo do açúcar, além de explicações acessíveis sobre bioquímica.

Existe uma informação interessante sobre o açúcar, o primeiro choque que a maioria leva é do que, inocentemente, acreditamos que não é açúcar e são vistos como saudáveis e incentivados, como: granola, frutas, iogurtes e etc. Ela explica quais são as diferenças entre esses diversos açucares mas mostra o porquê de ter tirados todos de sua alimentação.

Em cada uma das 8 semanas, são apresentadas receitas para serem adaptadas ao seu paladar, e por sua formação como Coach Health, Sarah Wilson ajuda com estratégias de como ultrapassar a fase de abstinência. Suas receitas são fáceis e práticas (naturalmente por ser um livro produzido na Austrália, alguns ingredientes não são encontrados aqui no Brasil).

As dicas de seu programa são bastante objetivos, ela demonstra como a transformação do hábito alimentar passa por mudanças de paradigmas que são bastante introjetados em nosso ideal de saúde.

A leitura é muito fácil, é muito “companheira”, eu me senti como em um bate papo com uma amiga bacana, que conhece muito de alimentação e passou pelo “caminho das pedras”.

Sou entusiasta da alimentação saudável, inclusive fui vegetariana durante alguns períodos de minha vida, já tive acesso a diversos livros que falam sobre os malefícios do açúcar em nosso organismo, livros lidos há 15 anos (alguns escritos a muito mais disso), além da leitura frequente de literatura sobre alimentação em geral, e conclui através do contato com o livro de Sarah Wilson, que você pode esclarecer sobre os malefícios de um ingrediente, sugerir mudanças que são difíceis e envolvem um nível de compromisso emocional grande e ainda assim ter uma leitura simples, agradável e baseados em dados recentes de pesquisas cientificas.

 



Daniele Modesto é psicóloga clínica, consultora na area de gente e gestão, entusiasta da area de negócios e do mundo corporativo. Leitora voraz, incapaz de passar mais do que um par de dias sem um livro na mão.