full screen background image
630a5198-8096-4781-87a4-78580079590e

Por que me surpreendi com o livro Trama?

Quando peguei Trama para ler eu estava com um pé atrás. Parecia o mesmo lugar comum de fábulas clássicas: protagonista pobre sempre quis ser cavaleiro, se apaixona por princesa e precisa mostrar seu valor. Mas aí aconteceu o inesperado: mataram o protagonista! Então a história ficou bem mais interessante.

 

Vamos desenvolver este enredo sem soltar nenhum spoiler?

 

Nels é um garoto que sempre quis ser cavaleiro e sua oportunidade poderia aparecer numa espécie de feira em homenagem ao rei e a rainha. Porém, por um motivo desconhecido, a mãe de Nels sempre o proibiu de participar dessa feira. O garoto resolve desobedecer a mãe, vai pra feira e é assassinado por alguém até então desconhecido.

 

VIRAM, CRIANÇAS? OBEDEÇAM SUAS MÃES, SENÃO….

 

Voltando ao texto, e juro que não estou dando spoiler (estou me limitando à sinopse e orelha do livro):

 

Após Nels morrer, ele virou um fantasma. Quando ele descobre que apenas a princesa Tyra (a que ele se apaixonou) pode vê-lo, o Nels-fantasma começa a atormentá-la para que ela fale com sua mãe. E ai vira um negócio meio Ghost ­— Do Outro Lado da vida (sabe aquela cena do Patrick cantando “um elefante incomoda muita gente” pra Whoppi Goldberg? Então…). Isso até Nels e Tyra descobrirem o quanto estão ligados pelo destino através da trama do destino. Trama? Sim, trama de tecido mesmo! E, para fazer Nels voltar a viver, eles precisam pegar uma agulha mágica para poder emendar a linha da vida do menino, que arrebentou quando este foi assassinado.

 

Melhor parar de falar sobre o enredo antes que eu solte informação demais.

 

Como eu falei na introdução deste texto, achei o começo do livro bem fraco. Porém, logo a história começou a me surpreender e pegar um ritmo acelerado. A narrativa dos autores Michael Jensen e David Powers King é boa e os personagens são fortes.

 

Achei interessante a relação que os autores fizeram entre a realidade e um tecido, onde várias linhas (sendo elas pessoas, acontecimentos, animais, etc.) se entrelaçam, formando assim tudo o que existe em todas as realidades, e os magos “urdidores” nada mais são do que os costureiros da realidade do livro. A analogia se encaixou perfeitamente no enredo.

 

Trama é uma fantasia simples, leve e divertida. Até parecia aquela mesma receita de bolo das fábulas comuns, mas o resultado final surpreendeu bastante. Devorei esse livro com gosto!

 

FICHA TÉCNICA:

Título: Trama
Título original: Woven
Autor: Michael Jensen & David Powers King
Editora: Arqueiro
Formato: Brochura
Ano de copyright: 2015
Ano da edição traduzida: 2016
Número de páginas: 304
Edição: 1
Tradução: Ivanir Alves Calado
ISBN: 978-85-8041-527-8



Raniere Sofia, 33 anos, criador da Encontros Literários, leonino, nascido em Angra dos Reis, morador do Rio de Janeiro, vascaíno, escritor, estudante de Estatística na UERJ, fã de Stephen King, Tolkien, Star Wars, Marvel, C.S. Lewis, Douglas Adams, e Doctor Who (começou a acompanhar a série clássica em 2014). Leitor compulsivo e cinéfilo.